Dia da Mulher e suas raízes trabalhistas
- Bárbara Mallmann
- 7 de mar. de 2019
- 2 min de leitura
A data do Dia da Mulher começou a ser celebrado em 1909, como parte de um movimento de melhorias trabalhistas de mulheres. A luta feminista se estendeu até 1975, quando a data de 8 de março foi reconhecida pelas Organização das Nações Unidas como Dia da Mulher.
Considera-se que primeiro Dia das Mulheres ocorreu em 26 de fevereiro de 1909, em Nova York. Nesse dia, 15 mil mulheres marcharam pelas ruas da cidade por melhores condições de trabalho, que na época incluíam uma jornada de até 16h por dia, seis dias por semana e, eventualmente, os domingos também.
O próximo movimento de mulheres ocorreu na Europa, quando em agosto de 1910, a alemã Clara Zetkin propôs a criação de uma jornada de manifestações. A proposta consistia, segundo os registros históricos, uma jornada anual de manifestações das mulheres pela igualdade de direitos, sem determinar uma data. Em 19 de março de 1911 houve a primeira jornada após a proposta.
Alguns dias depois, em 25 de março, ocorreu a história mais difundida sobre a criação do Dia da Mulher, e a mais propagada no Brasil. Nesse dia ocorreu o incêndio em uma fábrica têxtil de Nova York, em que cerca de 130 operárias morreram carbonizadas. Esse incidente marcou a trajetória das lutas feministas por direitos do trabalho.
Em 1917 ocorreu o evento que consolidou a data de 08 de março como o Dia da Mulher. Naquele dia milhares de mulheres saíram às ruas na Rússia para se manifestarem contra a fome e a Primeira Guerra Mundial, paralisando mais de 90 mil trabalhadores, incluindo os soldados que deveriam reprimir o movimento. Esse dia, ocorrido no dia 23 de fevereiro pelo antigo calendário russo e 08 de março no calendário atual, foi o início da Revolução Russa e marca as celebrações do Dia da Mulher como conhecemos.
Em 1945, a Organização das Nações Unidas assinou o primeiro acordo internacional que afirmava os princípios de igualdade entre homens e mulheres. Nos anos 1960, o movimento feminista ganhou força e em 1975 comemorou-se o Ano Internacional da Mulher e o dia 08 de março tornou-se a data oficial.
Fontes:
Comments