Fundacentro lança Nota Técnica sobre o Acidente em Brumadinho
- Bárbara Mallmann
- 13 de fev. de 2019
- 1 min de leitura
No dia 08 de fevereiro foi publicada uma Nota Técnica pela Fundacentro, instituição de pesquisa e estudos atinentes à segurança, higiene e medicina do trabalho, vinculada ao Ministério do Trabalho, em que a fundação declara o rompimento da barragem de rejeitos como o maior acidente de trabalho do Brasil.
Para fins de comparação, até então o maior acidente registrado era soterramento de 69 operários durante a construção do Pavilhão de Exposições da Gameleira, em Belo Horizonte, fato ocorrido 4 de fevereiro de 1971.
Em adição às mortes, o rompimento é um desastre ambiental de grandes proporções, a lama de rejeitos atingiu o rio Paraopeba em poucas horas após o ocorrido, até o dia de hoje, 13 de fevereiro, a lama já percorreu 120 km. A área de floresta perdida foi de, aproximadamente, 1 milhão de metros quadrados, o equivalente a 125 campos de futebol.
Sobre o acidente:
Brumadinho é uma cidade localizada na Região Metropolitana de Belo Horizonte - MG. Infelizmente a cidade ficou conhecida no país pelo rompimento da barragem de rejeitos da Mina Córrego do Feijão, pertencente a empresa Vale S.A., o fato ocorreu no dia 25 de janeiro e, até o momento, 13 de fevereiro, foram divulgadas 165 mortes confirmadas e 160 desaparecidos.
Para ler a Nota Técnica na íntegra, clique aqui.
Fontes:
Comments